Vereador José Marley dos Santos
"Gostaria de reiterar o ProjetAmor no Sertão, que foi realizado em Santana da Serra, agradeço na pessoa do Sr. Divino, membro da Igreja Batista, externo a minha gratidão pela ação comunitária realizada em Santana da Serra, no último dia 02. As pessoas receberam cestas básicas; também com a parceria do Município de Capitão Enéas, agradeço ao Prefeito que soube trazer junto com o Projetamor no Sertão essa ação comunitária, que também foi realizada pela Igreja Batista, pelos membros de Uberlândia e de São José do Rio Preto, que realizaram a ação no Quem-Quem, município de Janaúba, as pessoas gostaram muito, é um exemplo a ser seguido para fazermos nos outros distritos essas ações que já fazem há mais tempo em Santana da Serra, mas no tocante com a documentação das pessoas, como emissão de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor. Parabéns as pessoas do Projetamor.
Sigo a linha de preocupação dos vereadores Naldo, Creujair e Tássio, onde estamos preocupados com relação as verbas que não estão entrando no Município e consequentemente não estão sendo repassadas para os munícipes, no atendimento a população e que foi lido que essa dívida já chega a quase 5 milhões que o Estado deve para o Município de Capitão Enéas, então aproveitando a presença de pessoas ligadas a educação, o transporte escolar tem três parcelas que não foram pagas; o Fundeb não repassa legalmente, então como vai pagar essas pessoas. Concordo com o Vereador Naldo, que tinha que ter feito uma economia, mas de onde não vem o dinheiro, como vai poder economizar uma coisa que não existe, não está no planejamento.
Os professores e funcionários do Estado não tem nenhuma previsão de receber esse mês, com relação ao mês passado, e já está falando em dividir de 2 ou 3 vezes o pagamento, então os funcionários do Estado na área da educação está na mesma situação, infelizmente é uma realidade nossa, estamos ai para apoiar.
O prefeito falou que vai reduzir salários, gratificação e até cargos de secretários e pessoas com gratificação na prefeitura e tem nosso apoio para que faça essa redução.
O transporte escolar, bem como os demais setores do município estão todos necessitando de recursos.
Tivemos uma reunião com as pessoas da Santa Casa, Conselho de Saúde e o Prefeito demonstrou muita preocupação, a maioria dos vereadores estiveram presentes.
Estou montando um projeto ligado a restituição do imposto de renda, para tentar viabilizar um projeto para tentar arrecadar dinheiro do imposto de renda das pessoas, a parte destinada a União, poder pegar parte desse imposto de renda e doar para entidade filantrópicas, no caso, não sabe se pode ser doado para a Santa Casa, porque está inadimplente com seus impostos, mas vamos pedir a assessoria jurídica da Câmara para fazer esse levantamento para vê se há possibilidade de pegar dos empresários e funcionários que devem o imposto de renda a Federação, para restituir parte deste imposto para entidades filantrópicas, com relação a pagamento de despesa com a saúde de nosso Município."
Vereador José Marley dos Santos - PTB
- Câmara Municipal de Capitão Enéas, 13 de Novembro de 2018 -